Entidades de acolhimento

 

Lar de São José: A entidade de acolhimento Lar São José, criada em 1987, abriga crianças e adolescentes de várias faixas etárias. A instituição possui cinco casas no espaço institucional, localizado em Ceilândia Sul. Em cada casa há, em media, oito crianças, podendo chegar ao máximo de 12. No cuidado direto com as crianças, estão cuidadoras-residentes, chamadas antigamente de “mães sociais”. O Lar São José mantém uma república onde acolhe os adolescentes que saem do abrigo, custeando por determinado período o aluguel desses jovens. Em contrapartida os adolescentes arcam com a alimentação e as contas. (site: http://www.abrigolardesaojose.org.br)

Unidade de Acolhimento de Crianças e Adolescentes UNAC: Única entidade de acolhimento público do DF, o abrigo fundado nos anos 70, funciona em cinco endereços. São quatro casas-lares nas regiões do Guará, M-Norte, Gama e Recanto das Emas e uma unidade em Taguatinga Norte, com amplo espaço onde funcionam quatro casas. A capacidade de atendimento é de até 100 adolescentes, mas, no momento, há cerca de 70. Neste abrigo não há a figura do cuidador-residente; os profissionais se revezam em turnos de 12 horas.

Casa Transitória: A Casa Transitória, que funciona em Taguatinga Sul, no momento acolhe 20 crianças e 18 adolescentes. O funcionamento é diferenciado, com várias casas dentro do espaço da entidade. A direção da instituição acredita que o trabalho de investimento com as famílias dos abrigados é importante e, até a parceria com o Instituto Berço da Cidadania, não era a principal preocupação da entidade.

Aldeias Infantis SOS : Uma Organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas físicas que contribuem com um valor mensal, e por parcerias com empresas, que financiam projetos e convênios com o Poder Público.  Além do apoio financeiro, a Organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais e nacionais.