RECONSTRUINDO VÍNCULOS

Planetario 3

Em prosseguimento as atividades do Projeto Reconstruindo Vínculos realizado pelo Instituto Berço da Cidadania com patrocínio da PETROBRAS, nos meses de junho e julho foram realizadas diversas atividades para os adolescentes e as famílias vinculados ao projeto.

As oficinas de formação contaram com a participação ativa dos adolescentes. Os trabalhos foram  voltados para questões referentes a responsabilidade, tolerância, solidariedade e cooperação.  Para discussão e reflexão desses temas, o oficineiro  Geraldo Costa escreveu  junto com os participantes  uma história e a transformou em foto novela.

Como parte da convivência comunitária, um dos aspectos fundamentais do Projeto Reconstruindo Vínculos, os adolescentes visitaram o Planetário de Brasília. Na oportunidade eles puderam saber sobre a concepção e utilidade do planetário, além dos conhecimentos  sobre o espaço e os astros celestes que compõem o universo. Realizaram também, a atividade intitulada “Rotas Urbanas”. Foram divididas 03 equipes , que tinha por objetivo , guiados por um mapa, seguir uma rota na cidade passando por pontos específicos, nos quais, pessoas da comunidade contavam um pouco da história da Ceilândia, onde o projeto acontece e maioria dos participantes residem.

As famílias atendidas  pelo projeto participaram efetivamentes das “Rodas de Terapia Comunitária”. Os encontros tratam de temas e assuntos de interesse de seus participantes, principalmente aqueles temas da vida cotidiana, cujas famílias possuem maior dificuldade em lidar no seu dia a dia.  Cada encontro é  acompanhado por uma profissional especializada na metodologia da terapia comunitária integrativa e um psicólogo. Ambos mediam os diálogos e contribuem com falas que ajudam as famílias a refletirem sobre as formas de superação das dificuldades encontradas, além de aprofundar reflexões importantes sobre dilemas vividos pelos familiares.

 

Encerrando esse ciclo de atividades com os adolescentes.  aconteceu um acampamento no Rancho Aguilhada na área rural da cidade de São Sebastião. Nos dois dias de atividades em campo,  os participantes puderam aprender as  técnicas e conhecimentos para acampar, valores sociais de colaboração entre si e de fortalecimento do grupo, contato com a natureza e as noções básicas se preservação ambiental.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>